quinta-feira, 30 de maio de 2013

Namoro - 3º mito - A pessoa ideal

Olá minhas amadas,  mais um encontro, que o Senhor vos abençoe muito, que a graça seja perfeita em vós. Espero que aproveitem  esta mensagem, que foi forjada no coração de Deus, e passamos a todas com muito amor. Aproveitem e meditem, pois Deus fará grandes coisas na obediência. Vamos lá. 3º MITO DO NAMORO: A PESSOA IDEAL

Olá Amadas. Esta semana continuaremos a falar sobre os mitos do namoro. 

Que você possa meditar nestas palavras, entregar o teu coração ao nosso Maravilhoso Conselheiro, em oração, para que Ele te revele a Sua boa, perfeita e agradável vontade. Pois, é esta a vontade que nos faz trilhar o caminho eterno da vitória e da santidade. Nós mulheres, até a menos romântica, sonhamos com o príncipe encantado.  Talvez por influências dos contos de fada, dos filmes e livros, que sempre retratam o homem “perfeito”.   Já perceberam que nestes contextos nunca se apresentam os defeitos masculinos? 

E assim crescemos idealizando a pessoa perfeita para nós, mesmo que inconscientemente. E provavelmente o futuro cônjuge também assim o pensa a respeito de sua amada. Contudo, passado os primeiros meses, passada a paixão, vindo à rotina, nos deparamos com a pessoa real que vai de encontro à pessoa idealizada em nossa mente. E esse real mexe conosco e é o fim de muitos relacionamentos  , pois insistimos em  namorar/casar com o nosso ideal e não com o real. O fato é que todos nós possuímos defeitos que vão se revelando ao longo da vida, e muitas vezes pode sim machucar e chocar a outra pessoa envolvida no relacionamento. Costumamos ministrar que quando se chega ao casamento, ambos trazem suas “malas invisíveis”. Uns tem uma pequena valise, outros malas enormes e outro além de malas grandes, estas vem sem alça e sem rodinhas. E a rotina se encarrega de abrir essas malas e assim começamos a conhecer de fato quem é aquela pessoa, seu temperamento, sua personalidade, caráter e a nos revelar na inteireza também.

Com o tempo passamos a enxergar os defeitos da outra pessoa e esquecermo-nos dos nossos, varrendo os para debaixo do tapete. Não podemos esquecer que cada um de nós chega com histórias de vida diferentes, personalidades distintas, opiniões, às vezes, antagônicas, além de expectativas, sejam estas conscientes ou inconscientes. E quando temos expectativas ligadas no ideal de pessoa, criam-se frustrações, ansiedades e insatisfações nos relacionamentos. E isto é culpa nossa e não do outro, pois conforme já dissemos todos nós apresentamos defeitos e cabe a cada um de nós assumirmos a responsabilidade de melhorar e ser parecido com Cristo,e não simplesmente terminar um relacionamento e partir para o próximo que “me fará feliz”.

O amor envolve um ato de vontade e requer disciplina, pois reconhece a necessidade de um crescimento pessoal e emocional, como já dissemos nas semanas anteriores. Conflitos fazem parte de um relacionamento profundo. O importante é saber como lidar com eles e resolvê-los. Não podemos viver buscando desculpas para nossas debilidades. E a solução está na comunicação com Deus e com seu namorado/noivo/cônjuge. A comunicação é o centro de todo relacionamento. Basta termos a disposição e capacidade para comunicar-nos. É necessário, no relacionamento, ter honestidade e transparência. E isso só vem com comunicação, comunicação, comunicação!!! A comunicação dissipa o idealizado e traz crescimento ao real. Quando você é uma pessoa emocionalmente resolvida conquista muitas coisas.


A Palavra de Deus em Lucas 10:27 diz:  E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E em 1 João 4:20 diz: Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Está é uma das passagens que mais gosto e uma das mais fantásticas da Bíblica, pois ela traz um princípio e uma verdade espiritual muito grande.  Aconselho-te a ler 1º João, capítulo 4 por inteiro. Serás imensamente tocado pela forma como Deus ama. Vamos raciocinar: Para você amar a Deus, precisa amar o seu irmão. E para amar o seu irmão precisa amar a si mesma. Lemos o versículo de cima para baixo, mas para entendê-lo precisamos aplicá-lo de baixo para cima. Primeiramente minha amada, você precisa se amar. Amar o seu interior, sua história de vida , sua personalidade , seu temperamento. Você pode me perguntar: como sei que  me amo? Quando sou grata a Deus por ter me feito assim , pela identidade que Ele me deu e pela história que Ele tem pra mim. E os meus defeitos e pecados? Ele é o Oleiro, quebra o vaso e aperfeiçoa a sua obra até ser dia perfeito.

E quando me amo, aceito minhas impossibilidades, permito que o doce Espírito Santo me ajude e que meus defeitos sejam minimizados e que através do seu Amor eu possa aceitar os meus irmãos, pois reconheço Cristo neles. Assim, eu posso amar meu namorado/noivo/cônjuge com todos os seus defeitos e agradecer por ver ele como filho amado do Pai. E assim, fechando essa aliança, eu posso declarar que amo a Deus de todo meu entendimento, de toda a minha alma e de todo meu coração. Relacionamento exige ainda fé, perdão e altruísmo.  Altruísmo nada mais é que o desprendimento. É o sacrifício dos próprios interesses para atender ou satisfazer as necessidades alheias.

É por isso que você deve se envolver com uma pessoa que tem propósitos iguais aos seus (já falamos sobre isso nas semanas anteriores). Quando o casal resolve abnegar dos seus interesses em favor do outros, as necessidades de ambos são supridas e não há lugar para o ideal, já que a pessoa real, de carne e osso, me satisfaz. E quando os defeitos me incomodam, entra o perdão, assim como Deus me perdoa pelos meus muitos defeitos e pecados e continua a me amar. Que o Senhor possa te abençoar e que você decida viver o seu relacionamento à maneira de Deus, reconhecendo que o casamento é um projeto colocado em prática lá no jardim do Éden. A decisão de viver uma linda história de amor é sua! Coloque em prática a Palavra de Deus e terás uma história a ser contada para suas gerações.

Fiquem atentas:
a) Cuidado com as inadimplências das suas decisões.
b) Faça um auto- inventário da sua vida e entregue totalmente Ao Que Faz Tudo Novo.

Deus as abençoe.
Com amor,
Mirela Santander
Meditem nesta palavra, ainda peço que voltem a ler as duas primeiras, pois Deus fará grandes coisas por vós , mas ponham em prática, ainda que por vezes seja difícil.
Fiquem na paz.

Pra. Joana Ribeiro