quinta-feira, 16 de maio de 2013

Namoro, Orar antes de tomar atitudes - Parte I

Olá amadas, esta semana, começaremos a falar sobre namoro, noivado e casamento. Convidei uma irmã que amo muito, e que já conheço a muito tempo, já foi nossa ovelha , depois do casamento foi morar na cidade de Americana.Nestes tempos de separação, Deus trabalhou tremendamente em sua vida,e lhe deu um ministério voltado para casais. Nos reencontramos e vi as coisas tremendas que Deus fez ao seu coração. Deus a chama FIEL. E nestes dias Deus me falou para convida-la a escrever sobre este assunto, pois ela tem trabalhado nesta aréa, tão difícil, em Americana, e tem dado frutos. Por isso eu lhe dou cobertura, e estou com ela nestas mensagens , pois sei que se você quizer fazer a vontade de Deus, as mensagens fará grande efeito em sua vida.  Mirela que Deus te abençoe, e que este serviço que estas a fazer pelo reino não te acrescente lutas, mas sim galardão , em nome de Jesus.Vamos a palavra.


Olá meninas, é muito bom poder compartilhar com vocês daquilo que o Senhor tem ministrado ao meu coração. Meu nome é Mirela, sou casada para sempre com Thiago e temos  ministrado aos jovens solteiros sobre namoro, noivado e casamento à maneira de Deus.

A Palavra de Deus nos diz em João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
E ainda:  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo. 1 Pedro 1:13-16 O Senhor nos chama a santidade em todas as áreas da nossa vida, por isso, os nossos relacionamentos devem estar debaixo deste princípio. Sem estes princípios de Deus bem definidos em nossa vida é impossível tomar decisões corretas nos relacionamentos.  Deus não honra quem quebra princípios. Muitos solteiros tem levado uma vida pecaminosa em seus relacionamentos seja por ignorância dos fatos, por cultura e até mesmo por interpretar a Bíblia do jeito mais fácil, mais conveniente.


Há ainda a questão da inércia dos pais nessa questão. E aqui quero abrir um parêntese a você que é mãe/pai e está lendo este texto. As questões referentes sobre namoro, noivado e casamento bem como a questão sexual é incumbência dos pais. Não delegue esta função ao seu pastor, à igreja, ou pior, à sociedade.

É seu dever instruir a criança no caminho que deve andar. É Seu dever orar com seus filhos e interceder por eles. Se você não tem conhecimento nesta área do que Deus deseja para o relacionamento, busque conselho, leia a palavra de Deus, busque conhecimento. Pais, não pressionem seus filhos para namorar/casar com alguém que vocês achem a mais certa para eles, para o “bom partido”. A melhor coisa que vocês podem fazer, se eles estão na fase de namoro (e acredite, não é a fase da adolescência), é orar com eles, é encorajá-los a estudar, os direcionar para a vida.


Quanto aos solteiros se faz necessário desmitificar alguns mitos que estão arraigados dentro do assunto namoro. Durante as próximas semanas estaremos tratando alguns deles.

1º mito: Quando uma menina conhece um menino e ambos se apaixonam, decidem que é tempo de orar para saber se é a vontade de Deus. Geralmente os jovens “tiram” 06 meses de oração. Acredito que você já ouviu falar acerca desse assunto. Há um grande equívoco nesta questão. A primeira, que é muito séria, é que a oração cria intimidade. Quando você oracom alguém ou por alguém significa que você toma aquela causa como sua. A Bíblia diz que nosso coração é enganoso e muitas vezes a despeito de uma oração nos envolvemos emocionalmente com alguém, sem realmente ouvir o que Deus tem para nós. Você tem que ser a resposta de oração e aquela pessoa tem que ser a resposta de Deus para sua vida.

A segunda questão é referente a propósitos. Um namoro à maneira de Deus é resposta de propósitos bem definidos diante de Deus, para si, para o meio em que você vive e para o Reino. Os seus propósitos tem que ser eternos. Não se iluda apenas com a aparência. Se preocupe com o caráter e este somente Deus o pode revelar em seu coração. Por isso, decida desde já orar acerca do seu futuro marido e quando ele aparecer será a resposta de Deus na sua vida e você na vida dele. Esta questão da oração é tão forte que infelizmente há jovens que já começam a namorar e a orar por 06 meses para saber se é a vontade de Deus. Ou isso é uma grande piada ou realmente o mundo tomou conta dos nossos jovens. Isso afronta a santidade de Deus. E isso causa frustração nas pessoas bem como criam laços de alma entre os jovens (falarei acerca deste assunto nas próximas semanas).

Tal atitude demonstra que uma jovem que pensa e age assim não tem propósitos definidos, é imatura e não conhece Deus e Sua Palavra. É necessário mais que um crescimento biológico. É necessário um crescimento espiritual e emocional. Quantas meninas e meninos, têm se envolvido com tantas outras pessoas atrás da “resposta de Deus”. O Espírito Santo tem ciúmes e Ele espera que você se guarde, que você se santifique. A Palavra de Deus nos manda crescer em estatura, em graça e em conhecimento.


A 3ª questão é acerca dos tais 06 meses de oração. Dificilmente neste tempo você verá algum defeito de caráter na pessoa, pois neste tempo a paixão está a todo vapor e é ela que é completamente cega, e não o amor. A paixão nos engana, pois a imagem está relacionada à pessoa. Semelhança está relacionada a caráter. Solteiros, não tenham pressa. Deixa Deus participar da sua vida por completo. Defina os teus propósitos. Eternize-os mirando o Reino. Busque em oração quem complemente seus propósitos e que os seus complementem a pessoa que Deus tem para você. Essa é uma das melhores decisões que você pode tomar. Permita que Deus escolha por você. Tenha a plena convicção que a pessoa que você quer 
é também a pessoa que Seu Pai Eterno quer para você.


Durante as próximas postagens estaremos falando sobre outros mitos.

Que Deus as abençoe ricamente.

Com Amor

Mirela Santander




Amadas e amados do Senhor, espero que Deus te traga o discernimento para entender o caminho a seguir, é com amor que estou te dando a conhecer fatos que por vezes não pensamos , e colhemos o que não gostamos. Siga estes princípios e verá que Deus não quer lágrimas e sim sorrisos. Faça uma aliança com Deus e ele trará para ti uma união segundo o coração de Deus.

Deus abençoe,
Fiquem na paz.

Pra. Joana Ribeiro