sexta-feira, 16 de agosto de 2013

TEMPERAMENTO E PERSONALIDADE


Somos dotados de caráter, temperamento e personalidade. E incrivelmente tais atributos influenciam totalmente no relacionamento, tanto para o bem quanto para o mal, acabando com a dissolução do casamento.

Mais incrível ainda, é que nos apaixonamos pela pessoa oposta aos nossos defeitos e qualidades, por justamente faltar em nós àquelas qualidades e também defeitos, e os admiramos na outra pessoa.
Você já se pegou pensando como eu queria ser mais comunicativa? Mais calma? Mais perdoadora? Mais isso ou mais aquilo? Ou ainda, já se culpou por ser dura demais? Perfeccionista? Irada? Tudo isso tem a ver com o nosso temperamento, que muitos de nós desconhecemos.

Segundo o site Wikipédia, personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. Também conceitua temperamento como um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção.

Acredito que a frase: “eu nasci assim, cresci assim e vou morrer assim”, é um resumo do nosso temperamento, contudo, referida sentença não pode ser verdadeira em nós que somos nascidos de novo.
É bem verdade que continuaremos com a mesma personalidade e temperamento que adquirimos, mas aquilo que nos deforma, que nos faz pecar, o Senhor é poderoso para transformar, mudar e moldar.
Os estudos demostraram que existe 4 tipos de temperamento:
  • Sanguíneo
  • Fleumático
  • Colérico
  • Melancólico
Geralmente possuímos dois tipos de temperamento, porém um aparecerá mais que o outro.

Veja a imagem abaixo:


Como você pode observar a imagem traz qualidades e defeitos (que quando estamos na fase na paixão nem reparamos). Geralmente aquele  que é irritado se apaixona pela pessoa calma e tranquila, mas no decorrer dos anos e na rotina do relacionamento será justamente essa calma e tranquilidade que de repente trará brigas.

Assim, conhecer o temperamento do nosso cônjuge, as suas limitações e principalmente nos conhecer, nos fará pessoas melhores com relacionamentos melhores.

A Palavra de Deus diz que: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Oséias 4:6).
Talvez você nem ao menos conheça sobre o teu próprio temperamento. Conhecê-lo e conhecer o do seu cônjuge o ajudará a entender que certo tipo de atitude é inerente do seu cônjuge. É um atributo que nasceu com ele. E ele não agiu por maldade ou para te ferir, em alguns casos.

Infelizmente, o casamento pode extrair o que há de pior em nós, e devemos ter o cuidado e zelo para que isso não aconteça, através dos nossos defeitos. O Espirito Santo é nosso ajudador, nosso amigo e tem poder para transformar qualquer defeito em benção.

Você continuará com seu temperamento, mais um temperamento transformado pelo Espirito Santo.
Veja como se comportam pessoas segundo os seus temperamentos. Pense em um copo com metade da água. O sanguíneo ao vê-lo dirá: O copo está quase cheio. O melancólico dirá: Na realidade o copo está meio vazio. O fleumático por sua vez dirá: está meio cheio e meio vazio. Já o colérico assumirá a seguinte postura: quem não encheu o copo? Vou me queixar com o responsável.

Essa ilustração é engraçada e demonstra que cada temperamento enxerga a situação de uma maneira particular e que não há em si descaso com ela.

Procure conhecer o seu temperamento, submeta-o ao Oleiro e o deixe moldar. Você será uma pessoa melhor e permitirá que o Espírito Santo fale através de todas as suas atitudes. Quanto ao seu cônjuge, ore por ele e deixe que o Senhor trabalhe também em seu temperamento e personalidade.

E jamais tome a postura da frase “eu nasci assim, cresci assim e vou morrer assim”, pois aquele que não dá fruto, o Senhor dirá: Eu não vos conheço, afastai de mim, malditos.

Aconselho a leitura dos livros Temperamentos Transformados e Temperamento Controlado pelo Espírito de Tim Lahaye. São ótimas leituras e te ajudarão a entender a si mesmo e também ao seu cônjuge.

Que o Senhor os abençoe.

Com amor,
Mirela Santander