sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que te influencia ?

O que te influencia ?

Hoje quero vos mostrar algo muito interessante em relação ao nosso viver neste mundo. Estamos sujeitos a todo tipo de influência  seja  pelo olhar, sentir, enfim nossos sentidos captam tudo o que vem em direção a nós. Há muitas vozes e sempre somos influenciadas por uma.  É preciso fazer  escolhas certas.

A Bíblia fala de uma mulher que neste episódio não é exemplo para nós,  que desejamos andar numa intimidade com Deus, sermos segundo o Seu coração.

Vamos a palavra.
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento. tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Todos conhecemos muito bem esta história, alias tem pessoas que até brincam com ela, mas para nós é motivo de grande tristeza.

Creio que Adão tinha grande intimidade com o seu criador, todos os dias eles  se encontravam , falavam sobre o que tinha se passado naquele dia, o que Adão gostaria de fazer.  Ele conhecia a Deus e Deus sabia tudo dele. Isso se chama intimidade, saber o que uma pessoa gosta, faz, como ela vive, etc. Adão sabia tudo de Deus, e ainda que não soubesse tenho certeza que ao perguntar ficaria sabendo. 
Imagino Adão a espera do encontro do dia seguinte : “vou perguntar isso, vou dizer que fiz isso!!!”.

Eva ao contrário, eu acredito que , não praticava a mesma intimidade, não vivia   um relacionamento tão próximo assim de Deus, pois se deixou levar  por uma voz estranha, Eva era totalmente influenciável . Com muita sutileza, a serpente se aproximou, enganou a Eva , sem muito esforço.

Se você reparar na palavra, a serpente não precisou de muito esforço.
O mundo nos influencia ,  faz isso com tamanha sutileza através da  mídia, vizinhos, colegas, família.
Quem nunca comprou algo que viu numa propaganda, ou numa vitrine, quem não se deixou pelo menos uma vez levar-se por argumentos bem elaborados que acaba mostrando que poderíamos estar melhor com isso ou com aquilo? Eva talvez tenha faltado à alguns encontros com Deus, pois ela ouviu a voz da serpente, a única voz que ela não poderia dar atenção.

O diabo foi sagaz.  Talvez aquela conversa não teria dado em nada se Eva estivesse em plena comunhão com o seu criador, mas o diabo  tentou, usou nada  mais nada menos que o argumento de : “deixa de ser boba, você acha mesmo ? “. Conhece este argumento ?

Mostrou a Eva que não era bem assim, que o fruto era bom, que seu resultado não traria tantas consequências como Deus falara. Afinal , eles já se encontravam com Deus todos os dias, saber tudo o que Deus sabia que diferença faria? O diabo jogou em Eva um desejo que era seu desde o princípio, governar  como Deus, tentou  fazer isso através da mulher, pois sabia que a brecha de Eva lhe daria certos poderes. A serpente fez os olhos de Eva, creio que pela primeira vez, olhar o fruto com desejo.

A Bíblia diz: E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento.

Talvez Adão e Eva,  passasse por aquele lugar várias vezes ao dia, Eva nunca tinha olhado com interesse para a árvore, mas agora ela foi influenciada a olhar e pensar : “será? “

Aquilo que é muito atraente aos olhos, tudo o que te chama atenção, você automaticamente quer ver, pegar. Aliás,  no mundo tem um ditado “ vê-se com os olhos não com as mãos”, A Bíblia não diz: “mulher curiosa quem a achará” e sim virtuosa, e ser virtuosa é cuidar do que Deus te deu, é buscar a vontade perfeita de Deus para sua casa.

Quando alguém está totalmente cega, influenciada por algo ou alguém, seu próximo passo é criar seguidores, não é mesmo? Eva logo conseguiu influenciar o marido.  Adão confiava em Eva, Deus a fez para ser adjuntora,  ajudadora e não alguém que iria abrir brecha na família.

Isso é muito sério, ajudadora, na raiz da palavra é a mesma palavra usada para explicar o mais lindo presente que Deus nos deu o ESPÍRITO SANTO que nos ajuda na caminhada, nas aflições, nas fraquezas. Não estou de forma alguma comparando Eva ao Espírito Santo, estou apenas te mostrando qual a importância que Eva tinha para Adão.

Quando Eva comeu,  Adão não viu mal algum em comer. Ou quem sabe Eva andou fazendo biquinho para convencer ao marido? E pelos vistos conseguiu. Eva mulher influenciável, vai de acordo com as vozes que ouve. Mas quantos de nós , dentro da Igreja, ouvimos tantas coisas  contra nossas autoridades, nos deixamos levar por frases do tipo: “ai o Pr. não devia ter falado aquilo, nem feito assim”; desanimamos nas lutas porque o milagre  está demorando e dizemos ninguém ora comigo, estou aqui sozinha, assim vou cair mesmo então desisto. Ouvimos a palavra de Deus dia após dia,  criamos o que chamo de chavões: Quem me separará do amor de Deus ? Não por força nem por violência; se Deus é por nós....; tudo posso naquele que me fortalece, e muitas outras frase estão na nossa boca, mas no momento de dizer não às vozes alheias, que não vem do Senhor, nos deixamos levar por elas. Hoje a Igreja tem deixado que as influências do mundo, influência da voz do diabo  dite as regras no dia a dia, muitos querem comer o fruto do conhecimento do bem e do mal, querem ser mais santos que Deus, pessoas sem misericórdia que apontam erros em outros e impedem que muitos se acheguem a Deus.

Adão talvez estivesse  indo para o encontro diário com Deus, foi impedido pela influência de Eva. Deus tinha um plano perfeito para Adão e Eva, teriam filhos, Caim nunca mataria Abel, Eva jamais conheceria esta dor, viveriam de sorriso em sorriso buscando a cada dia a vontade boa, perfeita e agradável de Deus.

Minha pergunta é: O que tem te influenciado? Ou o que você tem deixado te influenciar? Você se deixa levar por novelas, não pode perder o capítulo em que o marido de uma vai para a cama com a amante? Deixa-se dominar por compras excessivas para tentar andar na moda? Faz birra se seu marido ou pais não se deixam ser levados por suas vontades? Vai a Igreja só no domingo, e já está muito bom, e não tem tempo para mais? Talves seu argumento seja: O quê? Quer que eu me transforme em fanática? 

Quero dizer algo muito sério: Você pode estar no mundo e ir à igreja de vez em quando, (ser simpatizante do evangelho), mas não pode estar na igreja e uma ou outra vez comer os pratos do mundo. Você não dá satisfação da sua vida ao Pr., porque ele é autoridade sobre a sua vida só na igreja, mas quem manda fora da igreja  é você , o  controle seu.

Minha amada, Deus nos ama, Ele é bom, nos enviou o ESPÍRITO SANTO, que nos mostra o certo e o errado, nos influencia a viver neste mundo segundo a vontade do nosso Pai, e nos ajuda a nos separarmos das coisas que o diabo nos oferece, mentiras que ele coloca em nossas mentes. Decida hoje se deixar influenciar pelo amor de Deus, por sua verdade que é a Cruz, seja alguém que edifica sua casa, sua família, que busca o plano de Deus para sua vida e vive com alegria a vontade de Deus. Nunca destrua, nunca seja alguém dominada, mas alguém que quer fazer a diferença neste mundo expondo as obras do diabo , pois Jesus já o venceu, já tirou das mãos dele a autoridade que Adão e Eva lhe deram.

Você agora não precisa se cobrir  com folhas, como fez Eva, que representa a religião  que o homem cria para se achegar a Deus, pois o pecado nos afasta de Deus, mas com a religião, com jeitinho eu posso receber alguma coisa de Deus. Assim Ele não vê minha vergonha .  Foi
o que Eva pensou minha amada.

Mas eu e você  não precisamos de religião para nos achegarmos a Deus, o próprio Deus nos preparou o cordeiro Santo, que nos  lava no seu  sangue , nos dá novas vestes , sem esforço nem sacrifício da nossa parte, para que ninguém se glorie de conseguir tal feito. Agora satanás é um derrotado por que daríamos ouvidos a ele? 

Nosso amado nos chama : “ Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.” Cânticos 5:2

Somente a voz do Espírito Santo devemos ouvir, Ele nos ama, deixe-se influenciar
por este amor.



Fiquem na paz

Pra. Joana Ribeiro