segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

QUEBRANTAMENTO

Quebrantamento.

Quando você ouve ou lê na palavra que o choro pode durar uma noite,   mas a alegria vem pela manhã ( Salmos 30:5), não imagina que existem noites tão longas, mas tão longas que parecem  nunca terem fim. Por vezes esperamos respostas e soluções  que nunca chegam. Pensamos:  vou aguentar mais um dia?

Mas  lembramos que não somos como folha seca, que o vento leva para onde quer.
Nossa vida tem um propósito firme, a luta que vem não será para sempre, o deserto que se instala um dia sairá. Nossa momentânea circunstância é natural, mas nosso olhar deve ser espiritual, sem medo, sem limites, sem impossíveis. Se Deus te deu promessas elas se cumprirão.

Aqui eu começo a te mostrar um caminho excelente.  Difícil,  mas excelente: QUEBRANTAMENTO.

Quebrantar-se é  reconhecer  que nada, nenhum recurso que existe ao seu alcance pode resolver seu problema. Quebrantar-se é reconhecer que Deus é soberano, governa  sobre tudo e todos e em meio a noites longas, procura corações com desejo de se esvaziar, diminuir para que Ele cresça e seu poder se aperfeiçoe nesta fraqueza.

Jesus foi homem quebrantado. Vamos ver isso na profecia de Isaias 53:
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Isaias 53:3

Se Jesus fosse homem de olhar as circunstâncias, hoje eu não estaria aqui  escrevendo esta palavra que você está lendo. Jesus sofreu rejeições, foi perseguido  e no momento que eu considero crucial, sentiu no corpo, ali no Getsêmani  a profecia se cumprindo. Ali em espírito Ele viu toda a dor que iria passar, todo sofrimento que lhe seria aplicado.  Ele sentiu dores, suou sangue, estava fraco, sentia dores pelo corpo. Ninguém fazia caso d’Ele, ninguém se importou com Ele. Seus amigos dormiam, não o apoiaram, e  sozinho Ele ficou.
Aqui abro um parêntese : Getsêmani quer  dizer “prensa de azeite”. Como azeitona Jesus foi prensado pela dor, sofrimento, abandono, desprezo . Por toda amargura que iria passar no dia seguinte.

Penso que em espírito Ele se lembrou da profecia que um dia Ele mesmo deu a Isaías. Meu Deus! Que dor!

Em sua carne Ele esmoreceu e pediu: ” E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queresMateus 26:39

Ele clamou, Ele se derramou. Mas seu espírito fortalecido em Deus, se sobrepôs a sua carne e  Ele se  rendeu a fazer a vontade do Pai. “Mas todavia não seja como eu quero, mas como Tu queres”. Isso se chama quebrantamento. Pai está difícil. Eu vejo tanta dor, tanto sofrimento, mas se preciso for passarei por isso. Eu me rendo totalmente a tua vontade  que é boa, perfeita e agradável. A visão de Jesus agora não era mais a dor, mas sim o que viria depois da cruz. Depois de vencer tudo, foi lhe dado o direito de assentar-se  a direita do Pai.
Ele venceu.

E a palavra continua dizendo: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e  oprimido .Isaías 53:4

Ao ser chicoteado, Jesus nos sarou. Ele recebeu sobre si nossas enfermidades, nossas dores.

Observe que a  Bíblia diz que Jesus suou sangue por estar já doente. Amargura de alma, tristeza profunda também ajudou a piorar  seu emocional, Ele estava totalmente abalado, e ainda levou sobre si  mais enfermidades,   mais dores que pertenciam a outros, ou melhor, a você e a mim. Como é possível isso se não for através  submissão?  Se não for com o olhar nas promessas que viriam? Como você pode suportar as lutas se não  focar no que Deus prometeu?

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:7

Quebrantamento.... Mas não se faça a minha vontade e sim a Tua Senhor.  Calado, sem murmurar, sem reclamar, sem exigir nada.  O quebrantamento não te dá direitos, mas te faz digno de receber todos os despojos e toda a exaltação que virá desta grande luta.

Jesus ao sair do jardim do Getsêmani, não olhou mais nada com olhos naturais.  Ainda que Ele não tenha ouvido mais a voz de Deus Pai, Ele sabia o caminho a seguir. Ainda que se sentisse sozinho, Ele sabia que no momento certo  iria encontrar-se com o Pai.

A fé te leva a ver que na sua tempestade, na sua dor, Deus está presente.  Você não vê sinais, mas que força é essa que te faz prosseguir? É o  quebrantamento, a certeza de que só Deus pode te ajudar.

Jesus se quebrantou diante de Deus, se esvaziou, se diminuiu em forma de servo, para atender a vontade que Deus determinou para Ele. Jesus como homem venceu a satanás, o expôs publicamente, o envergonhou. Mas não como homem comum, e sim como homem quebrantado, como homem que sabia que era preciso depender total e unicamente de Deus, pois só o  “Eu Sou” poderia salva-lo

O quebrantamento vem nos momentos mais difíceis. Uma perda, uma enfermidade  e se torna em desespero total.  Mas também te digo quando tudo passa  ele te põe mais próximo de Deus.

Te faz conhecer mais ao Deus que serves, te faz depender mais deste Deus que tudo executa por ti. Leva embora todo medo, toda incredulidade, e só te faz esperar como criança em todas as promessas que Ele te fez.

O quebrantamento não é para te destruir, mas para te forjar, te selar e te levar a  um patamar mais alto,  assentar-se com Jesus na mesa do banquete e governar com Ele.

Quebrantar-se é ser constrangido por tudo o que Deus é diante do nada que somos.
Ele te ama, e quanto mais você se  quebranta mais Ele te exaltará.

Fiquem na paz.


Pra. Joana Ribeiro