quinta-feira, 6 de junho de 2013

Amor ou Paixão.

Olá amadas e amados do Senhor, creio que estamos chegando há  um ponto crucial  para quem quer fazer a vontade de Deus. Mas a vontade de Deus é tão somente nos fazer feliz. Então continuamos nas mensagens e direção sobre namoro  e casamento, peso que leia e comece a viver segundo a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Que tudo te vá bem, segue a palavra.

Amor ou Paixão?
Amadas, que a paz e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo reine nas suas vidas e que cada vez mais sejamos tocadas pelo Seu amor incomparável. E é sobre o amor que iremos falar hoje. Infelizmente, o amor tem sido deturpado na maioria dos relacionamentos, bem como confundido a paixão. Para o homem natural os dois sentimentos se confundem e fica difícil conceituá-los de maneira correta.


Vamos começar com a paixão. Um casal se encontra, encantam-se um pelo outro, começam a namorar e passado algum tempo parece que as coisas não são tão legais como eram antes e por fim decidem romper o relacionamento e seguir em busca de outro, afinal querem ser felizes. O que esse casal talvez não saiba que é no início do seu relacionamento o que existia entre ambos era o sentimento da paixão e não o amor. Você pode se perguntar: mas paixão e amor não é a mesma coisa? Verás no decorrer deste estudo que não. Amor vai além de sentimento. Paixão é apenas sentimento; e passageiro. A ciência descreve a paixão como um estado fisiológico, onde ocorre intensa atividade cerebral muito semelhante ao vício por uma droga. Contudo, tem prazo de validade.

Segundo a professora Cindy Hazan, da Universidade Cornell de Nova Iorque: "seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses" (informação extraída do site  http:// www.afh.bio.br)

A paixão nada mais é que um sentimento exacerbado entre duas pessoas, que traz alegria e realização por um determinado período. No entanto, a paixão fantasia um ideal e muitas vezes a pessoa apaixonada só se sente realizada ao estar ao lado da outra pessoa. Por ter um período relativamente pequeno de sobrevida, com o passar do tempo à intensidade desse relacionamento vai diminuindo e se começa a “enxergar os defeitos”, gerando frustração das suas expectativas dentro do namoro.

A paixão é um sentimento egoísta, pois deseja a todo custo o amor do outro e pior só se sente “feliz” na presença do outro. Quando isso não ocorre, sua autoestima vai diminuindo cada vez mais. O objetivo da paixão é apenas satisfazer seus próprios interesses. É errado estar apaixonado? De forma alguma. É natural do ser humano apaixonar-se. No entanto, quero te encorajar a transformar esse sentimento passageiro em eterno, simplesmente buscando o amor. E este vem com esforço, com dedicação, com disciplina e com entrega.

Deus tem alguns padrões. Quero ressaltar dois deles. O primeiro é o de filho. O padrão de filho de Deus Pai é seu filho Jesus Cristo, por isso Ele exige de nós santidade e que sejamos parecidos com Ele. O segundo padrão é o amor. E este padrão está expresso em João 3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crer seja salvo. Aqui está a entrega de Deus. A entrega do seu único Filho. Este é o amor incondicional e é este amor que deve permear nossos relacionamentos. O amor exige compromisso, promessa e fidelidade e está sensível as necessidades do outro. O amor é a atitude. Amar é um ato de escolha. Por isso, podemos conceituar o amor como o mais alto compromisso que uma pessoa possa ter com outra. Compromisso de que amarei independentemente de tempo e lugar, de status, de condições financeiras, de condições físicas, de personalidades e temperamentos. O amor é uma aliança feita entre o casal e Deus. E Deus cumpre cada parte deste pacto. É mais que sentimento; é uma ligação espiritual. Por isso, quando perceber que seu nível de paixão está diminuindo, em vez de apenas romper um relacionamento e buscar satisfação em outro, se coloque em oração e na meditação da Palavra da Verdade e se dedique a ter a mais linda história de amor que puder. Desafios virão e conflitos sempre existirão, mas o amor nos faz vencer, pois eu tenho um compromisso com o meu cônjuge e com Deus. O objetivo do amor, ao contrário da paixão, é fazer algo pelo bem estar daquele que se ama.

Em Cantares de Salomão 6:3 está a expressão máxima do amor dentro do relacionamento dado por Deus a nós: Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu. O apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios conceituou muito bem o amor como compromisso. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; (...) (1 Coríntios
13:4-8, 1ª parte)

Siga o exemplo do nosso amado Senhor. Não se entregue a paixões que não te levam a nada. Busque o amor. Peça a Ele que te ensine a amar como Ele ama.

Lembre-se:
a) Quem ama paga o preço da fidelidade, não se importa em esperar o tempo certo e se importa com os princípios da pessoa que ama.
(Pr. João Chinelato Filho).

b) O casamento sob jugo desigual é incompleto porque seu aspecto
prioritário, a unidade espiritual inexiste.

c) Você se casa no nível da sua autoestima, por isso verifique que tem alta
autoestima antes de tudo.



Que o Senhor te abençoe grandemente.
Com amor segundo o padrão de Deus,

Mirela Santander

Minhas queridas, fiquem na paz e que a graça do Senhor se manifeste em vosso caminho, nós vos amamos grandemente no Senhor, pois Ele vos amou primeiro e nos colocou em vosso caminho para abençoar.

Beijos

Pra. Joana Ribeiro